O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em parceria com o J.Ex e com o apoio do Laboratório de Inovação ToadaLab, sediará o 1º Encontro Estadual de Inovação do Ecossistema Público. O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro no Hotel Blue Tree, em São Luís, e tem como objetivo capacitar e impulsionar o panorama judicial por meio da discussão e compartilhamento de soluções inovadoras, bem como fomentar o ecossistema de inovação da região maranhense.
O encontro será aberto ao público em geral. As inscrições são gratuitas e, ao final do evento, será disponibilizado certificado de participação com 8 horas de carga horária.
As inscrições podem ser realizadas aqui.
PROGRAMAÇÃO
No dia 28 de novembro, a partir das 13h30, ocorrerá o credenciamento. A abertura oficial do evento está programada para as 14h e contará com a presença de representantes do TJMA, da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), da Escola de Magistratura (Esmam), do ToadaLab e do J.Ex .
Às 14h30, ocorrerá o momento ToadaLab e Rede de Inovação do Maranhão, conduzido pelo juiz Ferdinando Serejo (coordenador do Laboratório de Inovação do TJMA), Prof. Dr. Antonio Roberto Serra e Karla de Faria Abdala Félix. Ainda no mesmo dia, às 15h30, haverá o painel sobre “Os 6Ds da Exponencialidade na Justiça”, moderado por Ademir Piccoli, abordando insights para a transformação digital no setor. Em seguida, às 16h15, ocorrerá a palestra sobre “Automação robótica de processos nos cartórios judiciais” realizada por Esdras Silva Pinto. Já às 17h, haverá uma exposição sobre a experiência do usuário com a palestra “YouX – Você é a experiência” com Augusto Niche Teixeira.
O segundo dia de programação iniciará às 13h30 com a recepção de convidados(as) e, em seguida, às 14h, o juiz Thiago Aleluia Ferreira de Oliveira abordará a temática “Blockchain, Criptomoedas e Smart Contracts no âmbito do Poder Judiciário”. Após o intervalo, às 15h15, Frederico Welington Silveira Soares discutirá os “Desafios e Oportunidades da Gestão Eficiente de Dados: Uma Visão Estratégica”.
Em seguida, o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rafael Leite Paulo, discutirá a “Modernização do Judiciário: O Papel Transformador da Inteligência Artificial” às 16h15. Já no encerramento do evento, será realizado um workshop sobre “Processo Criativo e ChatGPT na prática”, liderado por David Montalvão Junior, às 17h15. O 1º Encontro Estadual de Inovação do Ecossistema Público encerrará oficialmente às 18h.