A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o tema: “Soluções para poluição plástica”, para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2023.
Este ano marca o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente.Desde que foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, o evento tem tido o engajamento de milhões de pessoas em eventos virtuais e presenciais em todo o mundo.
No Maranhão, o Tribunal de Justiça do Estado, por meio do Núcleo Socioambiental do TJ/MA, com a parceria da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ-MA) e da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam) promoverá de 5 a 9 de junho, a Jornada da Sustentabilidade 2023: “O Judiciário no Combate à Poluição Plástica”.
Segundo a organização do TJ/MA, o evento faz referência à Semana Nacional do Meio Ambiente, em convergência com o tema eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2023: “Soluções para a Poluição Plástica”.
O evento contará com dois dias de ciclo de palestras na modalidade presencial, nos dias 5 e 6 de junho, com juristas e especialistas na área ambiental. As palestras acontecerão na sala das Sessões Plenárias, na sede do Tribunal de Justiça do Maranhão (Praça D. Pedro II, s/nº, Centro).
O evento também poderá ser assistido, ao vivo, em transmissão pelo canal do TJ/MA no YouTube @tjmaoficial, no entanto, sem emissão de certificados, com exceção para magistrados(as) e servidores(as) das comarcas do interior.
As inscrições para o público externo poderá ser feita, via formulário eletrônico, no site do TJ/MA.
A Jornada também contará com diversas ações, como a realização de feirinha sustentável; intervenções artísticas; plantio de mudas nas comarcas, por meio do projeto 1 Milhão de Árvores; descarte sustentável de processos físicos; roda de leitura e oficina lúdica para filhos e filhas de magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário do Maranhão, com a atividade “Vivendo o Mundo Mágico da Sustentabilidade”, na Biblioteca do TJ/MA.