Programa aborda campanha Janeiro Branco e cuidados com a saúde mental

“A planificação consiste na organização dos serviços de modo que o usuário não fique perdido na rede. Ela traz a organização da rede, cuidando do usuário de forma permanente. Iniciamos essa experiência pela região de Caxias, onde tivemos municípios muito exitosos”…

Déborah Campos, secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, com o jornalista Ronald Segundo.

O programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), nesta terça-feira (16), conversou com a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Déborah Campos da Silva. Ela falou, dentre outros temas, sobre as ações do órgão referentes à campanha Janeiro Branco, que busca chamar a atenção para a importância do cuidado com a saúde mental, para uma melhor qualidade de vida pessoal e profissional.

Segundo Déborah Campos, a campanha Janeiro Branco foi iniciada no Maranhão, na última sexta-feira, na Praça Deodoro, com a realização de ações como, por exemplo, verificação de PA, glicemia e práticas interativas e complementares.

“Levamos também os serviços que são ofertados pela nossa Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e os produtos dos nossos usuários, que foram comercializados. Ao longo deste mês, realizaremos Webinar no sentido de envolver e apoiar todos os municípios na realização de ações de conscientização sobre a importância da saúde mental”, complementou.

Foco

O Janeiro Branco tem como foco principal chamar a atenção da população para entender que, para a gente cuidar da mente, também é preciso cuidar do corpo e gerar um bem estar. “Por isso, estamos chamando a atenção para a prática de atividades físicas, alimentação saudável e o autocuidado. O autocuidado é algo muito importante na vida do ser humano, e a gente fala muito pouco sobre ele porque a gente tem uma tendência de focar na doença e não nas boas práticas, que fazem com que a gente viva bem”, ressaltou.

“O tema da campanha deste ano é ‘Quando a gente ama, a gente cuida’. Então, quando a gente se ama, a gente se cuida. Quando a gente ama o próximo, a gente também cuida dele. Chamamos atenção para esses relacionamentos interpessoais. Temos que nos relacionar de forma saudável”, esclareceu.

Prêmio

Na conversa com o jornalista Ronald Segundo, Déborah Campos revelou que o Maranhão, ano passado, foi premiado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONAS) no projeto de Planificação de Saúde Mental. “A planificação consiste na organização dos serviços de modo que o usuário não fique perdido na rede. Ela traz a organização da rede, cuidando do usuário de forma permanente. Iniciamos essa experiência pela região de Caxias, onde tivemos municípios muito exitosos”, afirmou.

Déborah Campos enfatizou que o governador Carlos Brandão (PSB) e o secretário Tiago Fernandes têm levado a atenção primária como linha de frente porque está presente em todos os municípios e tem mais contato com a população. “Precisamos fortalecer os municípios, levantando a bandeira de que precisamos não só falar das doenças, mas falar da promoção da saúde. Por isso, a campanha Janeiro Branco é de fundamental importância”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Herbertt Morais

Radialista, 65 anos, criador e apresentador, por vários anos, do programa “Boletim dos Esportes”, na Rádio Ribamar AM; escritor, autor dos livros: “Ame seu Filho Antes que um traficante o Adote” (um esclarecimento sobre as drogas) e “Do Útero aos Esgotos” (uma análise crítica da prática do aborto), em breve, sairá: “Temas Sociais na Perspectiva Espírita”; blogueiro, titular dos Blogs Herbertt Morais e Espaço Kardec; instrutor de práticas esportivas e recreação, com atuação, por vários anos, na Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel); assessor-chefe da Secretaria de Comércio e Trabalho (governo Roseana Sarney); assessor-chefe da Sedel (governo Cafeteira); gerente-geral da Cannes Publicidade, com matriz em Goiânia, diretor da TV Ribamar, Rádio Ribamar AM e Rádio Cidade FM; assessor parlamentar, na Assembleia Legislativa do Maranhão, há 32 anos e presidente do Instituto de Cultura e Cidadania Renascer.

Entre em contato

Publicidade