
A Organização Mundial de Saúde define a saúde mental como um estado de bem-estar mental que permite “às pessoas lidar com o stress da vida, realizar as suas capacidades, aprender bem, trabalhar bem, e contribuir para a sua comunidade”.
Vivemos em um mundo em que a ansiedade é considerada o “mal do século”. Só para se ter uma noção do tamanho do problema, um bilhão de pessoas tem algum tipo de transtorno mental.
É bom lembrar, ainda, que quando se fala de saúde mental, isso vai muito além de não apresentar transtornos, como ansiedade e depressão.
É próprio de cada individualidade, por exemplo, apresentar um nível diferente de angústia, sofrimento ou dificuldade de interação social que a afeta.
Vou te apresentar alguns hábitos, recomendados por especialistas da área de saúde mental, que vão te ajudar muito no dia a dia.
Adotar uma alimentação saudável, rica em nutrientes. A deficiência de alguns nutrientes, como o ferro ou vitaminas, pode impactar, sensivelmente, o nosso bem-estar;
Praticar alguma atividade física. Movimentar-se melhora a circulação sanguínea, o que promove a saúde cardiovascular, e libera endorfina e dopamina, conhecidas como os hormônios da felicidade;
Dormir bem. Um sono de qualidade regenera o nosso organismo e traz mais energia, disposição e bom humor.
Fazer terapia. Pode ser importante ter o acompanhamento de um psicólogo para te ajudar a identificar e a lidar com seus medos, anseios, inseguranças e dependências;
Meditar. A respiração adequada ajuda a promover um estado de relaxamento, especialmente importante naqueles momentos de maior estresse e ansiedade;
Cuidar das suas relações. Procure estar cercada apenas de pessoas que te tragam tranquilidade. Afaste-se daquelas que abalam a sua autoconfiança e te deixam para baixo. Não é simples, mas é importante identificar as relações que não te fazem bem.
Cuidar da saúde mental é uma prioridade sempre! Não deixe a sua de lado.