Sem dúvida alguma, o “Agosto Lilás” vem cada vez mais reforçando o enfrentamento pelo fim da violência contra a mulher. É fato!
Para isso, basta ver as inúmeras campanhas que intensificam a divulgação da Lei Maria da Penha, que buscam, sobremaneira, conscientizar a sociedade sobre o papel de cada um nessa luta!
Entretanto, essa luta tem que ser permanente. Não basta só fazer uma grande movimentação publicitária, durante o mês de agosto, e ficar de braços cruzados, no decorrer do resto do ano.
A violência, seja ela física ou psicológica, se manifesta a cada hora e em qualquer espaço social.
Um exemplo a ser seguido!
Nesse sentido, da luta permanente, contra a violência diária contra a mulher, o Governo do Estado de São Paulo, como forma de enfrentar a violência que as mulheres sofrem em ambientes públicos, teve uma iniciativa de colocar, em prática, medidas de acolhimento, proteção e segurança para mulheres, em bares, restaurantes, casas de eventos, boates e outros estabelecimentos de lazer e gastronomia.
Assim, cartazes foram afixados, indicando a adesão dos locais à campanha, por meio do selo “Estabelecimento Amigo da Mulher”.
Dessa maneira, essa ação foi reforçada com a criação da Lei 17.621/2023, que trata da obrigatoriedade dos bares, restaurantes e casas noturnas em auxiliarem mulheres que se sintam em situação de risco.
Que tal os nossos parlamentares seguirem esse exemplo dos nossos irmãos paulistanos?!