De 2017 a 2022, ainda segundo o escritor José Viegas, a venda de livros no Brasil aumentou cerca de 30%. Alta não tem relação direta com o cenário do Maranhão.
O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, recebeu nesta quinta-feira (8) o presidente da Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), José Viegas, que falou sobre o crescimento na venda de livros e de leitores no Brasil. De 2017 a 2022, segundo ele, a venda de livros no país aumentou cerca de 30%.
José Viegas explicou que esse aumento não possui relação direta com o cenário do Maranhão, onde a literatura local ainda passa por um difícil e desafiador processo de “descobrimento”, apesar do grande número de autores que o estado possui. Ainda segundo Viegas, autores de renome nacional e internacional ainda são os mais buscados pelos leitores maranhenses.
José Viegas, que também é escritor, conta que a AMEI surgiu da vontade e necessidade de mostrar aos maranhenses a existência dos autores que o estado possui, além de ser um espaço para divulgação e venda dessas obras. Ele destacou que, após a pandemia, houve um crescimento de 40% nas vendas da livraria AMEI, sendo os leitores de outras cidades do país os principais responsáveis pela compra desses livros.
O presidente da AMEI falou, ainda, sobre o projeto ‘São Luís, capital literária da lusofonia’, que acontecera de 14 a 17 de novembro e que, segundo ele, pretende levar o Maranhão para o mundo e trazer o mundo lusófono para o Maranhão. Como parte da programação, autores de Angola, Moçambique, Portugal, e premiados devem fazer parte do evento. Além disso, ele adiantou que haverá uma homenagem a um dos maiores autores maranhenses, o escritor José Sarney.
O programa ‘Café com Notícias’ tem apresentação da jornalista Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).