Visando à oferta de cursos na temática socioambiental para servidoras e servidores do Judiciário maranhense, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) abre, nesta segunda-feira (18/9), as inscrições para a segunda turma do curso Sustentabilidade na Administração Pública. A formação terá 20 horas e acontece de 4 a 22/10, na modalidade a distância autoinstrucional.
Para esta etapa, foram disponibilizadas mais 300 vagas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 22/8, no Sistema Tutor.
O conceito de desenvolvimento sustentável compõe um conjunto de ações já incorporado pelo Judiciário maranhense. Nesse sentido, a formação contribui para o aprimoramento continuado que favoreça atitudes e comportamentos assertivos para a construção de ambientes laborais saudáveis, assim como para a tomada de atitudes enquanto cidadã e cidadão consciente de seu papel na sociedade.
Durante a formação serão trabalhados conceitos de desenvolvimento e sustentabilidade; a diferença das dimensões da sustentabilidade; a materialização dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) na realidade concreta. Além disso, o curso tem a finalidade de promover as boas práticas de sustentabilidade na administração pública.
Por ser autoinstrucional, a aluna ou aluno deve atentar para o cumprimento de todas as etapas do curso e realizar todas as tarefas. O coordenador do EAD ESMAM, José Ribamar Mafra, destaca que a plataforma EAD ESMAM é didática e de fácil manuseio. Ainda assim, informou que a turma terá suporte da equipe durante toda a formação.
Os cursos com temática socioambiental constituem pré-requisito para promoção de uma classe para a seguinte (Resolução nº 25/2023 – TJMA). Segundo a norma, além de outros critérios, cada servidora ou servidor deve possuir oitenta horas para a promoção na carreira, das quais vinte horas devem ser de ações formativas socioambientais.